Os benefícios do Hibisco (Hibiscus Sabdariffa)



O hibisco é uma planta muito comum no Brasil. Conhecido principalmente pela beleza de suas flores, faz com que muitas pessoas desconheçam os benefícios e propriedades medicinais do chá de hibisco, feito a partir da infusão dos cálices da flor da espécie Hibiscus sabdariffa. 

Os benefícios mais conhecidos do consumo regular do chá de hibisco são: auxiliar na diminuição do colesterol LDL (mau colesterol), na redução da pressão arterial, na queda do risco de doenças cardíacas, na prevenção de constipação intestinal e nas infecções da bexiga. É rico em vitamina C e outros nutrientes essenciais, além de conter uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam prevenirem o aparecimento de câncer. 





O chá de hibisco é geralmente misturado a outros chás de ervas, tais como os chás verde, preto e branco, cavalinha, erva doce, entre outros, agregando maior valor nutricional a este chá. 

Por ter ação diurética, é preciso ter cuidado com o consumo em excesso do chá de hibisco, pois pode fazer com que a pessoa elimine muitos eletrólitos (principalmente cálcio, potássio, sódio e magnésio). A falta destas substâncias pode levar à desidratação.  





Recomenda-se consumir uma xícara de chá (200 ml) de chá de hibisco por dia. Para cada xícara deve ser utilizado de 4 a 6 gramas da flor seca, equivalente a uma colher de chá, ou um pacotinho de chá.   

Preparo do Chá de hibisco: 

Coloque 200 ml de água para ferver. Desligue o fogo e adicione de 4 a 6 gramas, equivalente a uma colher de chá, da flor seca. Mantenha a bebida infusão por cerca de 3 minutos (em recipiente com tampa). Procure não ferver as flores secas para não perder as propriedades. 

Já que estamos em clima de festas juninas, que tal uma receita com Hibisco, bem quentinha e saudável? 

Quentão de hibisco sem álcool 

Ingredientes:

1 xícara de hibisco desidratado 
2 colheres de sopa de gengibre ralado 
2 colheres de sopa de maçã desidratada 
2 litros de água fervente 
½ casca de laranja cravos da índia canela 
1 colher de stévia (adoçante natural) 

Modo de preparo: 

Para fazer o quentão coloque os ingredientes na água fervente e deixe por 15 minutos. E está pronto para saborear. 

Rendimento 10 porções








Cátia de Souza Buscatti
Nutrição -CRN RJ 971000867
Contatos: 21 998076611
catiasouza74@gmail.com




                                                                                                                                                   


Comentários