日本食 - Pratos Japoneses - Nomes e fotos

Os sabores,cores e aromas da culinária japonesa já fazem parte do mundo ocidental,no Brasil já é considerável o numero de restaurantes especializados em comida japonesa,mas na hora de pedir o prato ainda existe um pouco de confusão,pensando nisso montei um cardápio com fotos de alguns pratos e suas características.

Vamos lá!





Nigiri: Pequenos bocados de arroz recobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus, sendo os mais comuns os de atum, camarão, enguia, lula, polvo, salmão e ovo frito




Gunkan: Arroz enrolado por algas marinhas e recheado com peixe cru, frutos do mar, ovas de peixes ou legumes





Norimaki: É um sushi às avessas. Neste tipo, o arroz recobre as algas, que, por sua vez, são recheadas com vários tipos de peixes, legumes e até frutas. No Brasil, a manga é utilizada na confecção deste tipo de sushi





Sashimi: Fatias de peixe cru degustadas com shoyu (molho de soja) e wasabi (raiz forte). Os japoneses comem alguns diferentes tipos de peixes crus. É óbvio que o peixe tem de estar o mais fresco possível.
Os mais populares tipos de sashimi são:
Maguro: atum;
Toro: atum gordo;
Ika: lula;
Tako: polvo;
Ebi: camarão ou lagosta;
Saba: cavala (espécie de peixe);
Sake: salmão.





Sushi:O sushi, tradicionalmente, é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais, frutas ou ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte).




Harumaki:Também conhecido como rolinho primavera; espécie de massa fina de farinha de trigo frita com recheio de carne e legumes





Tempura: Frutos do mar e vegetais empanados e fritos em óleo fervente. Foi introduzido no Japão pelos portugueses. Hoje em dia, tornou-se um dos pratos mais populares do Japão, e também bem conhecido no mundo todo.





Teriyaki:Molho agridoce preparado com mel,shoyu e saquê









Wasabi: É o principal tempero japonês. Feito de raiz forte, costuma ser servido na forma de uma pasta verde, utilizada como condimento em sashimis e sushis. De qualquer forma, wasabi é também muito usado em outros pratos japoneses.




Fontes:Google
Wikipédia
Comida na Rede

Comentários