Psique - Psicologia das cores e coloração pessoal


Roda dos temperamentos e as 12 cores




A psicologia da cor é o estudo sobre os efeitos mentais, comportamentais  das cores e sua influencia na percepção do ser humano.


Estudos mostram por exemplo, que uma pessoa tem seus batimentos cardíacos e adrenalina aumentados quando em contato prolongado com a cor vermelha.


Cor é uma linguagem não verbal que cria blocos de construção de emoções, cada cor está associada a uma rede experiencias.


A maioria dessas experiencias estão principlamente conectadas ao conceito de cores quentes e frias:


Cores quentes são ativas atrativa, dinâmicas, estimulantes;  cores frias são passivas, calmas, causam equilibrio e bem estar.


Existem várias pesquisas sobre o assunto nos mais variados seguimenttos ( arte, marketing, branding, terapias alternativas, etc. ) , em coloração pessoal trabalhamos o efeito das cores na imagem pessoal e não as sensações causadas pelas cores, mas num momento em que a essência humana é o foco e tornou-se veículo para o autoconhecimento, na descrição de cada grupo cromático, incluí algumas caracteristicas emocionais e comportamentais inpiradas no trabalho da psicóloga Angela Wright criadora do sistema  Color  Afectos que faz uma analogia entre as propriedades psicológicas das cores e a personalidade do individuo com o grupo tonal apropriado.


Também contem elementos da teoria proto psicológica de Hipócrates e teorias de Jung  sobre temperamentos.


Essas caracteristicas relacionadas a cores, não podem ser entendidas como definidoras de coloração pessoal, aliás nem as caracteristicas  cromáticas ( pele, cabelo, olhos ) devem ser entendidas como definidoras, afinal estima-se que haja entre 7 e 8 bilhões de pessoas no mundo, é impossivel limitar pessoas a quatro temperamentos, quatro grupo cromáticos, essas caractersticas devem ser entendidas como referências.


A cromestética inssiste em personalização da cor.




Próxima turma de Cromoestética dia 23/10 no Rio de Janeiro.


Informações na ícone de contato na parte inferior do blog.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Contato

Selo de Qualidade EnModa

Quem escreve.