Cromoestética II - Colorimetria na maquiagem

Quando falamos em colorimetria,estamos falando em possibilidades!


Podemos seguir a intuição e através de testes aleatórios perceber o efeito das cores em cada tom de pele,olhos e até cabelos ou entender a teoria da cor, o sistema do círculo cromático,da análise cromática e usar as cores de forma precisa.




Noções básicas da teoria da cor

Cores Primárias: Vermelho,Azul e Amarelo,são consideradas primárias porque da combinação entre elas são formadas todas as outras cores.


Cores Secundárias:Violeta,Verde e Laranja,formadas a partir da combinação de duas cores primárias.
Ex: Vermelho + Azul = Violeta

Cores Terciárias: Formadas por uma cor primária e uma cor secundária.
Ex: Azul + Verde = Azul Esverdeado


O Círculo Cromático é divididos em cores quentes e frias.



Cores quentes têm base amarela,estão associadas ao fogo,refletem emoções ativas,dinâmicas e causam a sensação psicológica de calor ou aquecimento.

Cores frias têm base azul,estão associadas á água,ao gelo,refletem emoções suaves  e causam a sensação psicológica de frescor,calma. 

Curiosamente a pele humana também obedece ao esquema do circulo cromático e pode ser classificada em quente e fria.


Peles frias têm subtons azulados ou rosados.
Peles quentes têm subtons amarelados ou alaranjados.


Existem hoje no mercados algumas marcas que possuem códigos em sua cartela de cores de bases que informam se o produto tem pigmentos azuis ou amarelos,mas o entendimento sobre tom e subtom possibilita a correção da cor da base com a adição de pigmentos necessários.   

Seguir a intuição na hora da maquiagem funciona,ou seja,cores quentes leem melhor peles quentes e cores frias leem melhor peles frias,mas o sistema de coloração sazonal vai além e permite definir a temperatura,valor e saturação da pele.

Esse conjunto de informações possibilita encontrar os tons favoráveis na hora de compor uma maquiagem e criar uma harmonia cromática ou até mesmo um contraste cromático favorável (olhos verdes - frio x bordô - vermelho que é uma cor quente e complementar do verde,mas que por causa da quantidade de pigmento azul e saturação é considerada uma cor fria).

Lembrando que existem cores consideradas quentes que também possuem pigmento azul,podem ser usadas em peles frias e existem cores consideradas frias que possuem pigmento amarelo,podem ser usadas em peles quentes.

As possibilidades realmente são inúmeras com a análise cromática e é importante tanto para profissionais de imagem pessoal ( consultores,maquiadores e cabeleireiros) quanto para quem busca aprimorar a própria imagem.







0 comentários:

Postar um comentário

 

Contato

Selo de Qualidade EnModa

Quem escreve.