Cabelos - Tendências,condicionamento social e imagem projetada.

"Cabelo é a moldura do rosto"
Ditado popular





Eu vou além,posso afirmar  que ao longo de mais de duas décadas atuando na área da beleza ,cabelo é um reflexo da alma !

Desde a antiguidade a presença ou ausência do cabelo, tem um significado simbólico e é sinônimo de força física ,vigor  e beleza.
Era oferecido aos deuses como sacrifico,entre os gregos e egípcios a calvíce era considerada sabedoria,venerado como o véu natural da mulher em culturas orientais,entre os povos indígenas homens e mulheres usavam longos e trançados,acreditavam que o cabelo longo era um veiculo para percepção extra-sensorial.

Na mitologia o cabelo é envolvido em histórias de sedução e castigos.Medusa teve os cabelos transformados em serpentes pele a Deusa Atena por ter perdido a virgindade no seu templo,no conto original de Rapunzel,sua madrasta por inveja corta suas tranças  e a abandona no deserto,Sansão teve seus cabelos cortados por Dalila e perdeu suas forças.
Uma Thurman e sua Medusa moderna no filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Na religião não é diferente ,entre os monges budistas cortar os cabelos significa devoção e humildade,adeptos  do Candomblé repetem o mesmo rito como simbolo de renovação e renascimento.




Além de aspectos mitológicos e religiosos ,o cabelo também é desde a antiguidade considerado como simbolo de status,na Roma antiga raspava -se a cabeça de individuos considerados inferiores.

E é aqui q começamos nosso papo,o cabelo como linguagem não verbal na apresentação da imagem pessoal e aceitação social.
Hoje com a velocidade de informações ,todos os dias temos acesso a novas tendencias de cor ,corte e textura,isso é maravilhoso,mas ao mesmo tempo perigoso quando condiciona e aspectos pessoais não são levados em consideração. 

Construir uma imagem saudável através do cabelo deve incluir beleza,conforto e praticidade,em harmonia ao estilo pessoal,por isso deve ser consciente e não por imposição e condicionamento social.
.
Alguns estudos psicológicos reconhecem que quando uma mulher quer mudar algo na própria vida,normalmente o foco é o cabelo,isso costuma acontecer em ocasiões traumáticas(fim de relacionamentos,mudança ou perda de emprego,etc.) ,mais um motivo pra tomar cuidado na hora da mudança e não ter insatisfação.

É totalmente relevante uma análise sobre estilo pessoal e estilo de vida na hora de projetar a imagem ,afinal a autoestima é verdadeiro foco.

Imagem projetada deve ser simbolo de personalidade e individualidade!



Inspiração!


















Consultora de Imagem
Expert em Corte by L'Oréal




0 comentários:

Postar um comentário

 

Contato

Selo de Qualidade EnModa

Quem escreve.