Beleza Pura ?- O culto a beleza e seu exageros pela União da Ilha

"Lá vem ela toda prosa, gostosa fiu, fiu 
A beleza tá no seu interior, nos olhos de quem vê 
No verdadeiro amor " 
Trecho do enrendo da União da Ilha




Carnaval é um festa alucinante,e todos os anos as escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo surpreendem com festival um de glamour e beleza.


Esse ano não foi diferente,mas uma escola do Rio de Janeiro me chamou muito a atenção,por trazer pra avenida um assunto super atual.


A União da Ilha,usou o humor pra falar sobre o culto ao corpo e a beleza, a era do selfie  e seus exageros

Trouxe personagens de contos de fadas,um ring de UFC simulando uma luta de estilistas e grifes de luxo,Cleópatra com sobrepeso tomando seu banho de leite,Príncipe Encantado com "pau de selfie"  
Cacau Protásio - Preta de Neve


Trouxe os excluídos,como Betty a feia, Corcunda de Notre Dame, Frankestein, Fantasma da Ópera e Cyrano de Bergerac e o Patinho feito.

Ratos,frangos,Hécules e Hulk,traduziam as academias de ginastica.



O Banho de Cleópatra


Lembrei do mito de Narciso que nos mostra uma tendência comum da natureza humana,mas que deve ser equilibrada.


 Segundo Ovídio ( Metamorfoses), Narciso era um belo rapaz, filho do deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por ocasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. 

A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face. Narciso cresceu, e se transformou um jovem bonito de Boécia, que despertava amor tanto em homens e mulheres, mas era muito orgulhoso e ninguém conseguia quebrar a sua arrogância. Até as ninfas se apaixonaram por ele, incluindo uma chamada Eco que o amava incondicionalmente, mas o rapaz a menosprezava. 




Shrek e Fiona



As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las. Para dar uma lição ao rapaz frívolo, a deusa Némesis, (aqui, uma versão de Afrodite ) o condenou a apaixonar-se pelo seu próprio reflexo na lagoa de Eco. Encantado pela sua própria beleza, Narciso deitou-se no banco do rio e definhou, olhando-se na água e se embelezando. Depois da sua morte, Afrodite o transformou numa flor, narciso.(Wikipedia)




Alusão ao filme O Diabo Veste Prada




A  busca pela perfeição pode se tornar nociva quando se perde a identidade,envolve a saúde e escraviza.Padrões são exigidos e quando não são seguidos acabam por causar até exclusão social.



Hulk - Bad Boys e Anabolizantes


Oq isso tem a ver com moda?

Tudo!

Principalmente com Consultoria de Imagem,onde a essência é levada em consideração na construção, reparação ou manutenção de uma imagem pessoal ou profissional saudável.


Não perder a identidade é o foco da Consultoria de Imagem. 


Estar na moda não significa se escravizar,mas adaptar tendências à realidade pessoal,não é se transformar num "robô" consumista tentando seguir padrões.  



    
Trecho do desfile da União da Ilha,quando liberarem o desfle completo,posto o vídeo.


Consultora de Imagem 




0 comentários:

Postar um comentário

 

Contato

Selo de Qualidade EnModa

Quem escreve.